quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Passeio: Rancho Queimado, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Braço do Norte/SC

Olá, povo! 

Eis que dando uma conferida no blog para ver como andam as coisas por aqui, percebi que não relatei meu último passeio.

Estou de novo às voltas com tratamento para ansiedade/depressão, de novo às terapias, de novo aos psiquiatras e de novo à velha maratona, tive que deixar a moto de lado no período de adaptação à medicação e agora estou bem e feliz por estar aos poucos voltando à vida normal, principalmente sobre duas rodas. Por conta talvez dessas turbulências, tenha deixado passar o relato de meu último passeio, realizado em 03 e 04/08/2013.



A ideia era conhecer São Bonifácio, indo pela BR 282 até Rancho Queimado, depois Anitápolis. Saímos num sábado de manhã com o intuito de explorar, nada marcado, nada reservado. Tudo tranquilo até Anitápolis, onde chegamos por volta de 16h. Nossos horarios não servem muito como parâmetro, pois paramos em todas as biroscas e para tirar foto de tudo, como podem ver na quilometragem acima, o trajeto não é muito longo.

Olhamos as cidades que teríamos que passar no google maps, e no centro de Anitápolis descobrimos que dali até Santa Rosa de Lima seriam mais ou menos 30 Km de estrada de chão. Resolvemos encarar com nossas customs - uma mirage 250 e uma shadow 600, minha e de meu namorado, respectivamente.  No centro de Anitápolis, recomendo a confeitaria Mais Você. Quase morri comendo torta salgada, ô delícia de comida!

Anitápolis - SC
Fomos tirando fotos de tudo, chegamos em Santa Rosa de Lima à noite, já bem escuro, mortos de cansados e nem tivemos tempo de conhecer a cidade. Paramos num bar, onde perguntamos sobre local para dormir. O dono do bar nos indicou uma pousada que fazia parte do projeto Acolhida na Colônia . Ele ligou para o dono, que veio nos buscar no bar onde estávamos. Não entendendo bem o projeto, perguntamos se tinha janta, ou o que comer e o rapaz disse que só havia mais um casal na pousada e eles poderiam nos servir uma sopa. Topamos. Seguimos seu carro por mais 3 Km de morro acima e chão batido, até chegar na casa onde vivemos uma experiência muito interessante: a "sopa" veio junto com carne de panela, pães de queijo, macarrão caseiro, arroz e mais uma mesa cheia de delicias feitas na hora. Não se pode vender bebida alcóolica mas nos serviram uma prova de uma cachacinha de alambique, dali da região, fomos acomodados em um quarto enorme com roupas de cama cheirosas, tudo muito limpo. No dia seguinte, visitamos as instalações da Pousada Sítio da Cristine. 

Imagens das instalações da Pousada Sítio da Cristine em Santa Rosa de Lima - SC.
Fomos recebidos não como hóspedes, mas como parentes queridos, os proprietários da fazenda nos mostraram os bichos, os locais, nos serviram a melhor comida do mundo, feita na hora, além do carinho e atenção por parte deles. É um local que certamente voltaremos pela acolhida. Lá eles não acolhem grandes números de pessoas por vez, as acomodações são pequenas, pois apesar de ter instalações privativas e um pouco mais afastadas, você é recebido na casa dos proprietários, não é uma rede hoteleira comum, mas um passeio e uma acolhida que certamente indico. Pela janta, hospedagem e café da manhã com duas pessoas, gastamos no total uns 150 reais mais ou menos.

Dali, iríamos seguir para São Bonifácio, porém fomos informados que teríamos que encarar em torno de 50 km de estrada de chão, e havia chovido muito na noite anterior. No dia que chegamos à pousada já havia chovido e havia bastante subidas e descidas enlameadas, para as motos pesadas era uma situação bem complicada, então optamos por ir até Rio Fortuna, para sair pela BR 101.

Em Rio Fortuna, há trechos de estrada onde é possível avistar as encostas da Serra do Corvo Branco, pelo outro lado. A vista é maravilhosa, de tirar o fôlego. A partir dali, tocamos direto, pois o tempo feio voltava a se anunciar, o frio começou a ficar mais intenso e um extremo cansaço por conta dos problemas que eu vinha atravessando na época, principalmente com a ansiedade e disfunções da tireóide para ajudar, resolveu incomodar no finzinho da viagem, mas nada que tirasse seu brilho e a vontade de voltar para aqueles lados!

Rio Fortuna - SC


2 comentários:

  1. Olá Drika!
    Muito legal o seu blog.
    Estou pensando em fazer um passeio parecido com o teu.
    Tu sabe me dizer se o trecho Lauro Muller - Orleans - São Ludgero - Braço do Norte - Anitápolis - Rancho Queimado é asfaltado?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora em responder pois estava fora. Acredito que de Braço do Norte até Anitápolis você passe por Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. De Braço do Norte a Rio Fortuna/Santa Rosa é asfalto. De Santa Rosa de Lima a Anitápolis é chão. Quando passamos não era uma estrada muito ruim para carro ou trail. Só desaconselho moto custom ;)

    ResponderExcluir